segunda-feira, 25 de abril de 2011

III Teia da Memória




A III Teia da Memória foi realizada no Rio de Janeiro, no Museu da Maré, entre os  15 à 17 de dezembro de 2010. Participaram 150 pessoas  oriundas dos 12 pontos de memórias e  de pontos parceiros. Na ocasião houve uma troca de experiência, os representantes mostraram os avanços e as dificuldades encontradas durante o ano e o planejamento estratégico para 2011. O Museu Cultura Periférica (ponto de memória do Jacintinho) esteve presente falando sobre as ações desenvolvidas para a implantação do mesmo na comunidade e as estratégias que serão aplicadas em 2011.

A teia é o momento de compartilhar as experiências e se fortalecer!


Museu Cultura Periférica participa do IV Fórum Nacional de Museus



O 4º Fórum Nacional de Museus foi realizado em Brasília de 12 á 17 de julho. Na ocasião foram criadas diretrizes e estratégias para a orientar as políticas públicas destinados aos museus. O Ponto de Memória do Jacintinho se fez presente com a participação de dois dos seus representantes: Viviane Rodrigues e Jailson Carnaúba (Pelé).

No painel “Memória, Educação e Criatividade” o Profº Msc. José Ricardo de Araújo falou sobre seu trabalho no espetáculo teatral “Jacintinho: Aqui nem se nasce e nem se morre”, a importância da identidade e da história oral. Relatou também o trabalho do CEPA Quilombo e o processo de implantação do Ponto de Memória do Jacintinho.

O Ponto de Memória do Jacintinho visa pesquisar, resgatar, fortalecer, mapear e acompanhar a história do Jacintinho e do Movimento Cultural Periférico de Maceió. Acreditamos que como a história foi e é feita pelo povo, é esse mesmo povo quem deve contá-la. O povo deve ter direito a memória, direito a museu!

domingo, 24 de abril de 2011

Oficina Museu, Memória e Cidadania

A oficina "Museu, Memória e Cidadania" foi ministrada pelos consultores do Programa  Inês Gouveia e o Welcio de Toledo nos dias 5 e 6 de junho de 2010, na sede do Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano - Quilombo, no bairro do Jacintinho.

Segundo o IBRAM a oficina teve o objetivo de "Debater o poder transformador da memória, além de conceitos sobre Museologia e Memória Social, que devem auxiliar o desenvolvimento do Ponto de Memória  da região". Os conselheiros puderam tirar dúvidas e reforçar a importância da identidade. 

Reunião de sensibilização para a formação do Conselho

Foi realizada no dia 25 de abril de 2010 uma reunião de  sensibilização para a formação do conselho. Na ocasião foram convidados grupos que atuam no Jacintinho e em outros bairros periféricos de Maceió. O projeto Ponto de Memória foi apresentado, todos os presentes gostaram da idéia de ser feito o resgate e o acompanhamento da memória social e cultural da periferia de Maceió através do museu. Infelizemente nem todos os convidados aceitaram serem conselheiros, mas disseram que seriam parceiros em momentos pontuais,  os demais se tornaram conselheiros.

Um dia para ser registrado na memória!


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Teia das ações: Tambores Digitais

Em março de 2010 dando continuidade as ações realizadas pelos  Pontos de Memória participamos da Teia das ações: Tambores Digitais. Na ocasião foram discutidos as estratégias para o desenvolvimento do projeto, e assistimos uma palestra sobre Inventário Partipativo ministrado pelo, coordenador e professor, Cícero de Almeida.

                                      Foto: Leandro Silva.

I Teia da Memória em Salvador - 2009

O Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano-Quilombo participou da I Teia da Memória, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus -IBRAM. O evento foi realizado em Salvador de 16 à 18 de dezembro de 2009. Na ocasião estiveram reunidos representantes de entidades que desenvolvem trabalhos nas áreas sociais, culturais, ambientais e governamentais de doze estados brasileiros.


A Teia da Memória foi uma oportunidade dos grupos trocar experiências e começar juntos um trabalho de implantação dos Pontos de Memórias nessas localidades. Na ocasião os pontos iniciaram um projeto e grandes amizades!

O nascimento...

Em outubro de 2009 o Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano - Quilombo recebeu a visita de dois integrantes do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, Claúdia Rose e Welcio, que trouxeram uma proposta de criar no bairro do Jacintinho um Ponto de Memória. Esse projeto é resultado de uma parceria entre o  Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e o Programa Nacional de Segurança Cidadã (PRONASCI)e o Ministério da Cultura.

A idéia foi aceita e ampliada, pois, inicialmente a proposta era de apenas a história do bairro do Jacintinho ser contada, porém compreendendo a necessidade de parceria e a construção coletiva, convidamos alguns grupos parceiros para fazerem parte desse projeto. Hoje o Museu Cultura Periférica tem em seu Conselho representantes do Núcleo Cultural da Zona Sul, Posse Atitude Periférica, Posse Guerreiros Quilombolas, Instituto do Desenvolvimento e Assistência Social Beneficente em Defesa das Mulheres e Crianças do Jacintinho (IDASMUC), Coco de roda Xameguinho, Associação dos Moradores da Vila Emater. Isso implicou em contar as histórias dos demais grupos, ou seja, do Movimento Cultural Periférico de Maceió.

E agora? Serão quais memórias? Quem e o que alcançará status de memória?