terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Entrevista com o 1º morador da Vila Emater



O Mosaico de Falas tem a honra de publicar hoje uma entrevista realizada com o 1º morador da Vila Emater, seu nome é Severino Eugênio, chamado carinhosamente de Seu Biu. Ele traça em poucas palavras como se deu o processo de formação de uma comunidade tão guerreira e sofredora. Comunidade que a cada fala percebemos que é uma mãe, pois, acolheu a todos os esquecidos por esse Estado que há séculos mantem estratificadas as classes sociais, tornando a mudança de vida de um indivídio uma utopia.

A Vila Emater se formou, foi destruída por um incêndio e reconstruída por seus filhos que não fogem a luta. A cada batalha galgando vitórias, tais como: energia, água, estrada, escola, saúde e moradia. Para olhos leigos, aquela comunidade tem muito pouco, tem razão, mas para quem saiu de uma vida cheia de incertezas, lá é um porto.

Fico impressionada e comovida (penso desculpas por colocar o texto em primeira pessoa, mas precisava compartilhar meu olhar)ao ouvi pessoas que souberam transformar mato em uma comunidade! A felicidade é maior por essa entrevista ter sido realizada por um de nossos pesquisadores e parceiro, Jailson Carnaúba, mais conhecido por Pelé, cara que admiro muito por ser uma liderança com tão pouca idade e uma história de vida que merece todo o meu respeito. 

Esses cartaz que ilustra o texto está exposto na parede da Igreja Católica que fica dentro da Vila Emater II. Fica a reflexão.

Deixo o convite para clicarem no link ENTREVISTA COM O 1º  MORADOR DA VILA EMATER. Em breve postaremos a foto de Seu Biu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário