segunda-feira, 30 de julho de 2012

Parceria: Jacintinho X Chã Preta


Foto: Tatiane. Da esquerda para a direita: Viviane, Mozart, Ary, Valdemar, Josineide, Cícera, Adriano e Márcio.






         



        No 1º Encontro de Articulação das Redes realizando em Brasília no mês de junho  ficou definida a necessidade da criação de redes estaduais que englobe os Pontos de Memórias, Museus Comunitários e os Ecomuseus para um fortalecimento e troca de saberes. Cada representante voltou para sua comunidade com a “missão” de reunir, mapear e articular iniciativas em museologia social para a construção das redes estaduais que consequentemente desembocará numa rede nacional. Em Alagoas assim que voltamos tivemos contato com a Associação de Cultura Popular Mestre Pedro Teixeira que foi premiada com o edital dos Pontos de Memória de 2011.



Um dos componentes do PM em Chã Preta, Ary Vasconcelos, nos convidou para falar um pouco mais sobre esse projeto. Aproveitamos a visita do técnico do Ibram, Valdemar de Assis, formos fazer uma visita no último sábado (27/07). A recepção foi maravilhosa, um povo lindo e acolhedor: Josineide, Cícera, Ary, Márcio, Mozart, Adriano e a Quitéria.  Conhecemos o trabalho deles que tem uma relação muito forte com a cultura local, algo com o que nos identificamos. O mestre Pedro Teixeira que denomina o PM foi um grande brincante, professor, pesquisador e defensor da cultura popular alagoana.

Durante a visita tivemos uma breve reunião, escutamos a cantoria de Dona Quitéria e Seu Mozart, andamos um pouco pela área rural da cidade. Nas andanças pela área rural conhecemos a casa do mestre Pedro Teixeira, local onde aconteciam os ensaios e as apresentações do Guerreiro, do Pastoril e de tantos outros folguedos que faziam parte da cultura de Chã Preta. Uma pena que será demolida para que seja construída uma estrada. Nós também formos à casa do pai do mestre Pedro Teixeira, ficamos encantados com a beleza do lugar.

Foi um encontro de muitos que virão. A palavra mais linda que existe na caminhada dos grupos é: Parceria. Viva as parcerias!

Visitem o blog deles e conheçam um pouco mais dessa iniciativa:
http://blig.ig.com.br/ascumpet/2009/06/09/ascumpet-atuante/ponto-de-cultura-de-cha-preta-2/

Um comentário:

  1. Nosso novo blog é ascumpet.zip.net

    Parabéns pelo texto
    att diertoria Ass Pedro Teixeira

    ResponderExcluir