quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Seminário discute futuro dos Pontos de Memória

Lugares, saberes, objetos e histórias que fortalecem a identidade, a auto-estima e os vínculos comunitários. Esse foi o mote do primeiro seminário de qualificação dos consultores locais dos Pontos de Memória, realizado na semana passada na sede do Instituto Brasileiro de Museus, em Brasília (DF).
Além do intercâmbio de experiências, o encontro deu início à discussão sobre inventário participativo e concepção museográfica, próximas etapas a serem desenvolvidas pelos Pontos de Memória.
O grupo se reuniu no Museu Vivo da Memória Candanga, onde participou de dinâmicas sobre como inventariar objetos e desenvolver roteiros de história oral. Os participantes conheceram, ainda, a experiência do Ponto de Memória da Estrutural, comunidade da periferia de Brasília.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, a ideia é ampliar o conceito e o universo dos Pontos de Memória por meio de edital a ser lançado ainda este ano. “Os Pontos de Memória são irradiadores de processos em seus estados e entorno. O objetivo agora é expandir para outros grupos sociais, culturais e étnicos de todo o país”, explicou.

Fonte: Ibram

Nenhum comentário:

Postar um comentário