quinta-feira, 31 de maio de 2012

1º Encontro de Articulação das Redes de Pontos de Memória e Museus Comunitários


As ruínas da casa de Seu Jacinto (fundador do Jacintinho).
A partir do edital de premiação em 2011, o Programa Pontos de Memória ganhou um novo panorama - foi possível identificar mais de 150 iniciativas de Museologia Social no Brasil e 18, no exterior. Em 2012, com o Projeto Conexões Ibram, que está percorrendo todas as unidades federativas, os estados e municípios pactuados também passam a se responsabilizar pela identificação e apoio a essas experiências.

Com isso, a expectativa é ampliar o mapeamento de Pontos de Memória e Museus Comunitários desenvolvidos por comunidades e grupos urbanos, rurais, indígenas, quilombolas, dentre outros que desejam trabalhar e legitimar suas histórias e memórias por meio de projetos e ações museais.

Diante desse universo e cientes de que uma política pública que se propõe a democratizar o direito a memória em nosso País só pode ser construída a partir da participação de diferentes movimentos sociais, estamos trabalhando na elaboração de uma estratégia que garanta a articulação e qualificação dessas iniciativas por meio de Redes Estaduais de Pontos de Memória e Museus Comunitários, a exemplo do que vem ocorrendo no Ceará e em outros estados.

Fonte: Coordenação de Museologia Social

O Museu Cultura Periférica estará lá!

SERVIÇO
O que: 1º Encontro de Articulação das Redes de Pontos de Memória e Museus       Comunitários
Onde: Auditório do Ibram/Brasília
Dias: 4 a 6 de junho de 2012
Horário: 9h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário